Construção

» »
  • Construção

Na hora de construir, alguns cuidados precisam ser tomados para que o investimento não triplique de valor durante a obra. Portanto anote ai algumas dicas:

1 – Garanta a propriedade do terreno. Realizar o registro junto ao cartório competente é o primeiro passo para começar a obra. O “Uso do Solo do lote” e a “Autorização de Construção” devem ser solicitados antes de se pensar na execução do projeto.

2 – Faça orçamentos. “A cotação para definir qual profissional ou escritório de arquitetura realizará o projeto legal ficará mais fácil com alguns documentos e projetos básicos em mãos, como: sondagem, projetos de fundação e estrutura, hídrico-sanitário, elétrico e executivo.  A base de comparação será a mesma, e normalmente, durante o orçamento, as empresas já realizam uma compatibilização, o que ajuda muito a avaliar o conhecimento técnico das mesmas”

3 – Certifique-se sobre a idoneidade da empresa que fará o planejamento e execução da obra. Pesquise referências. A busca de certidões federais, estaduais e municipais, além de uma pesquisa mais ampla no judiciário ajudará a identificar eventuais problemas que a empresa pode estar enfrentando.

4 – Visite obras realizadas pela empresa escolhida, as visitas às obras, se possível, devem ser feitas junto a um arquiteto ou engenheiro, uma vez que esses profissionais têm um olhar mais apurado e conseguem identificar detalhes importantes. “Visitar obras antigas também é importante, pois algumas patologias demoram um pouco para surgir e nesses locais os proprietários poderão falar sobre a postura da empresa frente aos problemas”.